Fechamento Fevereiro/2020 - Patrimônio ( - 5,05% )

Fala pessoal!

 Que mês heim meus caros colegas?  O Coronavírus está testando todas teorias de longo prazo dos novos investidores. Eu que não invisto a tanto tempo assim já passei por algumas quedas como a do Joesley Day e Greve dos Caminhoneiros e de lá pra cá continuo aportando e trabalhando e a bolsa se recuperou e bem das duas quedas.

 Como este é apenas meu segundo fechamento e sou novo na finasfera vou adotar um padrão de atualização mensal no qual vou percorrer o seguinte caminho: Evolução das ações - Dividendos recebidos no mês - Compras/Vendas no mês - Carteira atualizada com as porcentagens - Proporção da carteira total entre RF/RV - Evolução Patrimonial Total - Comentários diversos.
 Aceito sugestões para melhorias! E dito isto vamos lá!

CARTEIRA DE AÇÕES

 No mês de Fevereiro vi a continuação da queda da minha carteira de ações, e neste mês foi mais que o dobro do mês passado. Estou vendo meus ganhos de Dezembro que me deixaram tão animado indo totalmente embora, mas sigo aportando e trabalhando com a disciplina de sempre. Segue o jogo!
 Segue o gráfico com a evolução da carteira de ações desde o início:



DIVIDENDOS

 Como mencionei no Podcast do SrIF um dos meus objetivos para a época da IF será viver de Dividendos das ações e Fundos Imobiliários. Apesar de não ter nem 1% em FII ainda, eu sigo focado em ações que pagam bons proventos, ações que crescem e podem pagar bastante lá na frente.
 O mês que se passou foi bom nessa parte porque a BBSE3 pagou R$ 1,98 por ação mais o reajuste do período;
KLBN3 que tenho uma pequena participação pagou R$ 0,0375 por ação de JCP e R$ 0,00434 de dividendos;
MXRF11 que é o primeiro FII que tinha na carteira pagou seus R$ 0,08 neste mês
 Meu Yeld de Fevereiro foi de 0,63% e vou colocar todos o Yelds mês a mês no final do ano igual meu fechamento anual

COMPRAS / VENDAS

 Com a volatilidade de Janeiro se estendendo para Fevereiro aproveitei para vender um pouco do ODPV3 a R$ 17,80 visto que ela não consegue passar os R$ 18,00 e se manter, depois dessas quedas eu percebi que dei sorte nessa venda, mas nas compras não posso dizer o mesmo kk
ITSA4 eu comprei em Janeiro a R$ 13,47 nesse mês comprei com os dividendos a R$ 12,09 e R$ 12,05 e não parou de cair, faz parte do mercado como ainda tenho pouca participação nela se os preços continuarei assim vou comprar mais com o aporte de Março;
JBSS3 eu comprei antes do Coronavírus a R$ 27,88 depois a R$ 25,11 e já caiu mais uns 20%, posso comprar mais dela em Março também para abaixar um pouco meu PM;
BBSE3 aproveitei para comprar mais um pouco a R$ 35,90 ou seja, péssimo timing novamente kkk;
VALE3 eu comprei a R$ 52,47 e será o mesmo sentido de JBSS3;
UNIP6 que gosto bastante eu comprei mais nesse final de mês a R$ 28,80 mas também caiu depois da compra;
TCSA3 que foi no alto dos R$ 1,81 e de lá pra cá só caiu também. Esse tipo de empresa é para valorização, como é uma pequena parte do capital e não tenho pressa do dinheiro sigo esperando;
GGRC11 este é o segundo FII que coloco na minha carteira para já ir vendo como é o pinga pinga mensal dessa classe de ativo, queria muito ter entrado em XPLG11 a R$ 125,50 na quarta feira de cinzas mas a nossa "amada" Clear não deixou kkkk no final do pregão ela já estava no mesmo patamar de R$ 131,00
Renda Fixa foi como no mês anterior para rebalancear a carteira, o aporte foi por volta de 60% RF e 40% RV.

Lembrando que isso não representa recomendação de compra ou venda dos ativos citados, apenas compartilho quais compras fiz no mês.

As ações caíram de forma geral e tentei abaixar meu PM em algumas empresas, mas a queda continuou e no aporte de Março vou espaçar durante o mês para ver se a bolsa só cai no final do mês e sobe no inicio kkkk

Minha carteira de ações está na seguinte proporção:


COMPOSIÇÃO GLOBAL DA CARTEIRA

Com os últimos aportes sendo destinados em grande parte para renda fixa e as quedas deste inicio de ano a minha carteira como um todo está voltando para a proporção que me sinto confortável ( 70% ações e 30% Renda Fixa ) e eu sei que ter uma parte em dólar me ajudaria e muito a segurar o baque nestes momentos mas para meu patrimônio atual e aporte os custos iriam pesar e sou do pensamento que os custos podem influenciar no Longo Prazo como eu escrevi Neste Artigo
Nos próximos aportes vou ir aproveitando as quedas como disse anteriormente e abaixar alguns PM e comprar algumas empresas que voltaram a ter Yeld's interessantes e caso os FII sigam as ações eu vou começar a comprar mais, hoje penso que se os bons FII de tijolos abrirem uma oportunidade com um DY de 0,50% mensal eu já vou aportar, vamos ver os próximos capítulos.
Segue a proporção:



 EVOLUÇÃO PATRIMONIAL 

Mesmo com o aporte do mês que eu literalmente me virei do avesso para mandar mais uma "graninha" e comprar mais ações o patrimônio fechou no negativo e com relação até Dezembro/2019 que foi quando iniciei o acompanhamento estou mais pobre 3% kkk mas como não pretendo vender nada e seguir trabalhando e aportando vamos manter o foco!
Ainda estou em busca de uma disposição bacana aqui no Excel para apresentar a evolução patrimonial, gostei muito do estilo do site Meus Dividendos que é o que apresento quando mostro minha carteira de ações. Quando estiver com mais tempo livre vou tentar modificar minha planilha para ficar parecido.
Segue a evolução:


Tenho certeza que este vírus irá continuar repercutindo por algumas semanas ou meses, até porque este ano são as eleições nos EUA e os economistas de plantão alertaram que pode ter ainda mais volatilidade e claro que a desaceleração global também pode afetar, mas para quem ainda está na caminhada de acumulação patrimonial e longe da tão Sonhada IF como este humilde engenheiro que vos escreve, nada mudou apenas o preço de tela. E para quem ainda tem vários anos de investimentos pela frente este período pode ser uma oportunidade de comprar mais ações e FII's
Até a próxima pessoal!

Att. Engenharia dos Investimentos

Comentários

  1. Pra que tão exposto em renda variável? Bem arriscado hein mas Boa sorte, vai precisar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como o meu horizonte para IF é entre 20/25 anos essa volatilidade de curto prazo não tira meu sono.
      Lógico que é bom ver o patrimônio crescendo sempre, mas para quem está acumulando patrimônio o mais interessante são as quedas mesmo.
      Obrigado e bons investimentos anon!!

      Excluir
  2. Olá, EI.

    Muito bom. Tudo caiu. Muita gente estava falando que a bolsa estava cara. Vamos ver se eles vão comprar agora. Eu continuo comprando.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Cowboy!
      Realmente essa queda e as notícias negativas vão testar a convicção de vários investidores e eu estou com o mesmo pensamento que você, seguimos comprando.
      Abraços e bons investimentos!

      Excluir
  3. Fala, Engenharia, tudo certo?
    Rapaz, que mês... Pra vc ainda mais turbulento com uma posição bem maior que a minha! rsrs.
    O bom é que essas quedas estão derrubando ótimas empresas que pouco tem a ver com a coisa. To só esperando ansiosamente para poder aportar em TAEE11 e afins. Tbm estou aguardando um acompanhamento dos FIIs assim como vc.
    Bora que para nós, que estamos na fase de acumulação, esses momentos são bem bons!

    P.S.: Acabei conhecendo seu blog através do podcast do SrIF365, ótimo episódio! Parabéns pelo patrimônio e caminhada!
    Abraços!

    https://rumoaindependencia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala RAI!
      Por aqui tudo certo e aí?
      Como já havia dito sigo com a maior parte em ações por me sentir confortável nessa classe de ativos, mas conforme o patrimônio for crescendo com certeza irei diversificar. Essas ações que pagam bons dividendos e os FII serão monitoradas mais de perto!
      Mais uma vez obrigado por ter visto o Podcast e vamos trocando idéias na finasfera para agregarmos sempre mais e mais!
      Abraços!

      Excluir
  4. Muito bacana seu Blog! Me identifiquei ouvindo sua entrevista com o Sr IF. Sou engenheiro, tenho 28 anos e invisto desde 2015 com a Selic a 14.25%. Me identifiquei muito com sua História. Muito sucesso, irei acompanhar seu blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala PVC! Que coincidência heim!! Bem bacana!
      Me conte mais como está sua carteira atualmente, as coincidências se entendem para os ativos? kkk
      Obrigado por acompanhar!

      Excluir
    2. Acho que tô mais conservador que você haha. Atualmente tô com 60% RF, sendo uns 40 disso em Selic, 20 % Ações de Dividendos e 20% FIIs, esse ano de 2020 tá machucando bastante a rentabilidade. Tô usando Tb o site meus dividendos. Acho muito bom

      Excluir
    3. Esse ano a coisa está feia mesmo PVC!
      Olhando a data de hoje minha carteira de ações está -28% em 2020. Estou comprando um pouco de FII que é uma classe que não cheguei a 1% ainda, mas o momento é de cautela porque a cada compra que a gente pensa que está descontado o Mercado bate mais kk
      O site meus dividendos eu gosto bastante também, bem completo e fácil de mexer.
      Meus próximo post estou pensando em fazer sobre alocação de ativos, carteira ideal etc para saber se estaremos tranquilos se a crise se estender por mais tempo, só a obra dar uma desafogada eu termino kkkk

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Fechamento Outubro/2020 - Patrimônio ( - 0,40 % )

"O Brasil não é para Amadores"

Renda passiva ou Patrimônio?