Diminuindo Custos - Algo importante no Longo Prazo

Fala pessoal!

Hoje vamos falar um pouco sobre os custos de transações e demais custos que podem aparecer na caminhada de um investidor e como podemos diminui-los e possivelmente até zerar.
As aplicações financeiras são feitas através de corretoras de valores, alguns dos grandes bancos oferecem essas aplicações mas não será o foco deste artigo.
Para enviar dinheiro para corretora a operação que é feita se chama TED, e muitos bancos cobram um valor por cada TED, algo como 5,00 / 7,00 / 10,00 reais. Mas como eu gosto sempre de falar "Porque pagar por algo quando quando se tem a opção de não pagar?"
Hoje em dia existem maneiras de ter uma conta corrente sem taxa de manutenção e com TED gratuitas, vou citar as mais recentes e acessíveis até a data deste post:

- Conta corrente em uma cooperativa de Crédito (Rede SICOOB). Essa é uma opção bastante conhecida nós interiores (principalmente onde moro, interior de MG) e que se trata de uma conta corrente normal no seu uso e onde você não pagará nenhuma taxa de manutenção e nenhum valor para fazer suas movimentações para enviar dinheiro para corretora;
- Conta no cartão de crédito Nubank, a famosa NuConta. Quem já utiliza o "roxinho" tem a opção de cadastra uma conta para fazer quantas TED quiser e não ser cobrado por isso. O ponto negativo na minha visão é o CASH IN dela, o método que você coloca o dinheiro na NuConta. As opções atuais são através de TED que seria um paradoxo e a emissão de um boleto no qual você pagar em algum lugar e essa valor aparece no App para ser utilizado;
- Abrir uma conta no Banco Inter, essa é uma das melhores opções hoje pois a plataforma deles tem Home Boker integrado para investir em renda variável e renda fixa, não é cobrado nenhuma tarifa dos produtos mais comuns e você pode sacar e depositar através do sistema de caixas eletrônicos Banco 24 Horas. Cidades que não possuem esse sistema pode ser um complicador.

Supondo que você realize entre 2 e 3 TED's por mês e pague aproximadamente 7,00 reais durante sua vida de investidor. A primeira vista parece irrisório e fácil diluir nos aportes mas olhe o quanto dinheiro você pode estar "deixando na mesa"




Vamos dizer que este dinheiro de TED e custódia você investiria normalmente se não tivesse que pagar, então você teria a mais este valor em juros compostos no seu patrimônio futuro, algo considerável não é mesmo?
Por isso é importante para o investidor desde o início se atentar as taxas que está pagando e não aceitar pagar algo que tem opções idênticas com menores ou valores ou de graça como o exemplo do artigo.
Outra coisa importante é que trouxe três modelos diferentes com diferentes características e cabe a você identificar qual se aplica melhor a sua realidade. Pequeno ou grande investidor com aportes volumosos ou pequenos aportes e importante é otimizar e valorizar seu dinheiro.
Por hoje é isto, comente aqui embaixo o que achou e se você já esta economizando nessas taxas.
Até a próxima!

Att. Engenharia dos Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fechamento Outubro/2020 - Patrimônio ( - 0,40 % )

"O Brasil não é para Amadores"

Renda passiva ou Patrimônio?