Fechamento Março/2020 - Patrimônio ( -12,57 % )

Fala pessoal!

Esse mês teve mais ou menos 1741 dias e Circuit Breaks a perder de vista! kkk e cá estamos nós mais um mês seguindo o plano de Independência Financeira e com foco no longo prazo, como esses dias foram bem agitado com dias de altas e baixas (baixas mais fortes que altas) vamos ver como se saiu esta carteira.

CARTEIRA DE AÇÕES

O mês de Março foi sem dúvida nenhuma o mais volátil e o que apresentou a maior queda em toda minha caminhada como investidor de ações, eu já passei pelo Joesley Day que foi uma queda acentuada e 1 Circuit Break apenas e depois as ações continuaram seu caminho de valorização, a greve dos caminhoneiros também foi um período complicado quando se falava de desabastecimento e desaceleração da economia e que não durou muito tempo. Agora, o que aconteceu esses dias foi completamente diferente devido ao Covid-19 ter alcançado o status de pandemia global e afetar a economia em cheio e muitas empresas sendo obrigadas a pararem suas atividades e ainda poderemos ver alguns desdobramentos nos balanços dos próximos trimestres.
Chegamos em um pique de stress por volta do dia 19/03 em que tudo foi por água abaixo, ações e FII e não tinha pra onde correr, mas as coisas foram voltando aos poucos e a carteira que chegou a estar -59% fechou da seguinte forma:


Os aportes continuaram que são representados pela linha laranja mas o valor dos ativos caiu bastante voltando ao patamar de Outubro/19

DIVIDENDOS

Recebi uma boa média de dividendos este mês, apesar de algumas empresas anunciarem que vão reter seus dividendos no curto prazo como a Fleury que já anunciou e irá pagar apenas em Dezembro. A Wiz também anunciou dividendos e Payout de 50% com a data COM no dia da própria divulgação.

BRSR6 Pagou dia 30 R$ 0,2468 de JSCP por ação;
MYPK3 Pagou dia 19 R$ 0,6641 por ação;
ITSA4 Pagou R$ 0,2260 e R$ 0,2174 de JSCP e uma sobra de R$ 0,00595 por ação;
MXRF11 Pagou seus R$ 0,09 por cota e
GGRC11 Pagou seus primeiros R$ 0,73 por cota já que adicionei este FII no mês passado.

Meu DY mensal ficou em 0,37% pois aproveitei a queda para aportar e assim subiu o quanto investi em ações mas sigo confiante que plantei bons ativos para colher bons dividendos mais pra frente.

COMPRAS / VENDAS

Esse mês foi bem agitado nessa categoria e a lição aprendida foi a importância do REBALANCEAMENTO, pois neste fechamento a minha carteira estava bem desbalanceada e segundo a estratégia poderia ter vendido parte da RV e ter colocado em RF mas como me deixei seduzir pela ganância coloquei um patamar bem alto para fazer este movimento. Tinha colocado para vender se a RV passasse de 80% então eu vi as ações simplesmente derretem na minha tela e assim estou reajustando minhas velas para apenas 5% de variação tanto pra cima quanto pra baixo.
Como comentando no fechamento de Fevereiro este mês eu resolvi espaçar e bem minhas compras o que não adiantou muito kk pois quando eu comprava uma determinada ação ela caia mais e mais, e assim fiz umas 15 compras no mês, mas nada comparado ao Primo Rico de divulgou no seu Instagram que fez 68 operações. Vamos aos ativos:

O aporte ficou em 37% em Renda Fixa onde comprei IPCA+ 4,70% e os 63% rentantes foram para ações e FII,

Na parte de vendas foi a primeira operação que eu fiz no mês, eu vendi um pouco de SUZB3 a R$ 43,50 que estava se mantendo em um bom percentual de lucro (40,88%); depois dei sorte de vender algumas TIET3 a R$ 3,60 (+48,73%) que foi antese de desandar de vez as quedas e mais pro final do mês vendi um pouco de SLCE3 a R$ 19,82 (+3,99%) que desta vez foi para aproveitar a oportunidade em SAPR3 visando o maior potencial de upside, maior previsibilidade e dividendos.

As compras foram nos mais diversos preços, para não ficar algo muito extenso vou colocar os papeis e alguns dos valores em que peguei a faca caindo, mas se soubesse os pontos exatos que o mercado chegaria já estaria bem mais rico kkk

MPKY3 comprei mais um pouco a R$ 16,01 e que depois só assistir a sua queda livre, posso comprar mais um pouco caso volte para baixo dos R$ 10,00 mas por hora não quero aumentar minha exposição;
ITSA4 foi uma das que aproveitei para aumentar minha exposição e foi compras em vários valores como R$ 10,85 - R$ 9,22 - R$ 8,90 e R$ 8,62 e com 5% da carteira estou satisfeito e posso comprar mais um pouco já que seu preço não voltou como outras;
KLBN3 era outra empresa que tinha pouca participação e aproveitei para comprar mais a R$ 3,03 e depois a R$ 2,60 quando as agências de risco cortaram o preço alvo dela e que pra mim não mudou em nada;
BBSE3 foi outra que aproveitei a queda na minha visão acentuada para aumentar minha participação, foi uma compra a R$ 23,38 que se chegar novamente vou querer comprar mais;
SAPR3 como havia dito eu aproveitei que tinha caído para R$ 12,35 e acabei completando mais um lote e que o desdobramento de 1:3 me deixou bem feliz pois o número de papéis simplesmente triplicou agora com mais papeis só esperar os resultados;
TCSA3 foi uma que comprei bem pouquinho a R$ 0,88 para abaixar o PM e que não quero me expor e será uma das primeiras a sair da carteira, essa realmente foi uma compra no momento de euforia e que ainda pode dar alegrias eu sei, mas esta é para vender daqui um tempo;
XPLG11 foi um FII que comprei no começo do mês foi a R$ 123,45 depois começou a queda e comprei mais a R$ 104,70 e R$ 97,10 e mais uma se soubesse que voltaria tão rápido teria vendido uma parte da RF para rebalancear a carteira e adicionar mais FII;
GGRC11 também comprei um pouco a R$ 120,30 e a 115,10 e fique babando quando chegou a R$ 85,13 que valeria o mesmo que disse anteriormente.

Lembrando que isso não representa recomendação de compra ou venda dos ativos citados, apenas compartilho quais compras fiz no mês.

Segue uma imagem que creio que deixará saudades em vários investidores que investem mensalmente e estão na fase de acumulação:



Olhando agora que os FII em sua maioria voltaram bastante fica claro que esse ponto seria ideal para ter ido as compras, mas numa próxima vou seguir rebalanceando apesar das noticias!

E segue a proporção da minha carteira de ações e FII:




COMPOSIÇÃO GLOBAL DA CARTEIRA 

Nada como uma crise para mostrar a força de variação da Renda Variável kkk, se nos últimos messes tava comprando RF porque a carteira estava desbalanceada agora o cenário é inverso, daqui a pouco vou vender RF para alocar na RV e assim ser mais diligente na parte de rebalanceamento da carteira. Como dito anteriormente vou fazer esse movimento de venda (fora aporte) quando a discrepância chegar a 5% e que vou compartilhar por aqui!
Assim está a minha proporção da carteira global:



Estou pensando em Tirar essa parte que está escrito Reserva de Emergência e colocar apenas Renda Fixa e Renda Variável já que os FII aparecem a proporção no site Meus Dividendos e reserva de emergência não é um dinheiro que a gente conta como investimento apesar de computar como patrimônio, não sei ainda como vou proceder...

EVOLUÇÃO PATRIMONIAL 

Aqui que o filho chora e mãe não vê! Acredito que a maioria do pessoal da finasfera tenha tido um mês ruim, os que tem uma carteira com mais classe de ativos como Dólar, Stocks, Reits, ouro entre outros foram menos afetados, quem tem um aporte bem volumoso também pode ter tido menos variação no patrimônio mas estamos investidos para vários e vários anos e acreditamos que essa crise será superada como as crises passadas que hoje são só histórias pra contar.
Mas aí está a evolução patrimonial mensal:



Como mencionado no último fechamento, estou no período de acumulação do patrimônio e ainda pretendo seguir comprando ativos nos próximos 20 / 25 anos então se as quedas se mantiverem continuarei comprando principalmente na parte de RV.
Era isso que gostaria de compartilhar e até a próxima pessoal!

Att. Engenharia dos Investimentos

Comentários

  1. Aprendeu a lição do rebalanceamento também?rs Cometi o mesmo erro e depois que tudo isso passar vou traçar uma estratégia de rebalanceamento para não ter que passar mais por esse tipo de situação onde fui pego de calças curtas. Só nos resta agora comprar e comprar... provavelmente a longo prazo essa queda toda vai parecer insignificante no gráfico de 10 anos!

    Sr.IF
    www.srif365.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aprendi a duras penas SrIF kkk
      Estou na mesma situação comprando e comprando. Como você disse no comentário do seu post vamos ver se está queda vai continuar neste mês e vamos ajustando a estratégia!!
      Minha esperança é essa mesmo, que daqui alguns anos seja só uma queda insignificante no gráfico.

      Excluir
  2. Olá, EI.

    Muito bom. Praticamente não caiu nada seu patrimônio em comparação ao ibov.
    Sua carteira tem bons ativos.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Cowboy!
      Valeu pela força!! A carteira tento balancear em empresas em diversos estágios de maturidade e setores né seguindo a boa e velha diversificação, mas teve alguns dias que ela me passou um susto.
      Agora comparado a bolsa a queda foi menor por causa da parte em RF sim e os aportes no mês, se os preços se mantiverem baixos é reforçar o aporte pra depois quando a tempestade passar a gente ter comprado bastante...
      TMJ!

      Excluir
  3. Olá EI,
    Parabéns pela carteira. Está segurando muito bem neste momento de muitas turbulências. Importante manter o foco pois daqui a alguns anos esta queda será apenas mais um traço no gráfico como de crises passadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá GI!
      Muito obrigado pela visita! Com certeza o foco não mudou e os aportes continuam firmes e fortes, também penso que daqui alguns anos essa será uma pequena queda no gráfico!

      Excluir
  4. Você está montando uma boa carteira, mantenha sua estratégia sempre lembrando da diversificação!
    Veremos como tudo irá se comportar nesse mês de abril...
    Abs e seguimos em frente!

    www.executivoinvestidor.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Executivo!
      Obrigado pelo estimulo! Sigo com uma carteira diversificada em diferentes tipos de empresas e quando o patrimônio estiver maior vou colocar uma parte em moeda forte também!
      Seguimos em frente!

      Excluir
  5. É uma boa carteira, EI.
    Gostaria de te convidar para testar (gratuitamente, claro), a plataforma que estou ajudando a desenvolver, para gerenciar carteira de investimentos. Sua ajuda será de grande valia, já que o público alvo são os investidores adeptos da estratégia de balanceamento.
    Um abraço, Stark!
    www.acumuladorcompulsivo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Stark!
      Será um prazer sim poder testar e ajudar!!
      Te enviarei um e-mail

      Abraço!!

      Excluir
  6. Estou com poucas palavras para o lucro incrível que você me ajudou a ganhar em apenas uma semana com a estratégia de opções binárias, desculpe-me por duvidar no início, investi US $ 200 e ganhei US $ 2.500 em apenas uma semana, e continuei investindo mais, hoje estou financeiramente bem sucedido, você pode contatá-lo via e-mail: carlose78910@gmail.com
    Via whatsapp: (12166263236)
    Aconselho que você não hesite. Ele e ótimo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Fechamento Outubro/2020 - Patrimônio ( - 0,40 % )

"O Brasil não é para Amadores"

Descontos nas Compras e Aportes Financeiros, saiba por quê você está deixando de enriquecer