Esqueça Tudo que Você Sabe Sobre Investimentos!

Fala pessoal!

Esses últimos dias tem sido de grande volatilidade e temor, venho devanear neste post e falar algumas coisas que em meio a tanto ruído e incertezas acabamos nos esquecendo.



"Esqueça que você fez um plano de aposentadoria! Esqueça que você está investindo para o longo prazo! Esqueça que as coisas vão voltar ao normal... Afinal ninguém passou pela segunda-feira negra em 1987, não existiu mais negociações após a bolha dos anos 2000, os atentados em 11 de setembro de 2001 foram irreversíveis, em 2008 o sistema financeiro ruiu e ninguém teve retorno positivo da lá pra cá..."

A entrevista que o SrIF bem traduziu e colocou neste post nos mostra que sim as crises que aconteceram antes desta também foram devastadoras e ninguém acreditava que iria passar ou que o mundo jamais iria se recuperar e cá estamos nós. Sabemos que essa pandemia irá afetar a economia real, lucros das empresas e FII's e irá afetar as famílias também e todos estamos apreensivos com isso. Mas os investimentos são aquela parcela do nosso trabalho que decidimos aplicar por vários anos para colhermos rendimentos lá na frente.

Nos momentos que vemos nossa carteira cair 50% e o "prejuízo" só aumentando realmente perdemos mesmo um pouco da noção que isso vai passar e já passou outras vezes, afinal já não mais só teoria, são messes, anos de trabalho duro indo pro ralo. Agora seu patrimônio está se deteriorando de verdade e muito em alguns casos!
Mas aqui vai alguns conselhos desse mero mortal que também está passando pelos mesmos temores que todos...
Tenha dinheiro guardado, Não se desfaça da sua parcela de Renda Fixa. Caso esteja 100% em ações e não está se sentido confortável reveja sua estratégia e considere ter uma porcentagem na RF.
Seja um pouco cauteloso, a famosa frase de Warren Buffet que sugere que a gente seja ganancioso nesses momentos, mas tem muita gente que literalmente zerou o caixa nos primeiros dias de queda e já passamos por uns 8 Circuit Breaker desde então... (Já perdi as contas kkk)
Mantenha a reserva de emergência intacta pois lembre-se que se acontecer algo mais grave você irá precisar de dinheiro de verdade, Deus nos livre de algo assim mas estamos falando de uma doença muito contagiosa e já estamos falando de isolamento social então é pra isso que serve a reserva de emergência: para EMERGÊNCIAS
Compre as boas empresas e bons Fundos Imobiliários... Nessas horas que revemos nossos conceitos de alocação e risco na carteira, quando tudo estava subindo era fácil pegar empresas que estavam no prejuízo e estavam subindo com o otimismo da época (60 dias atrás) e fica fácil perceber que realmente a maioria se deixa levar pela sedução do mercado e pelo terror que o mesmo coloca. Então já que Tudo caiu é hora de focar os aportes em excelentes empresas que tem lucros recorrentes e distribuem estes lucros para seus acionistas e os FII a mesma coisa.
Como eu não tinha FII na minha carteira estou aproveitando os aportes para ir comprando aos poucos, ainda bem que é aos poucos pois a maioria da semana passada pra cá já caíram mais de 20% mas sigo comprando e mantenho a estratégia de espaçar meu aporte durante o mês e olha que já foram umas 10 pequenas compras e nada de parar de cair kkkkk

Tem o pessoal que fala "vou vender agora e recomprar quando cair mais" realmente as coisas estão só caindo e caso as medidas de contensão social avancem podem cair ainda mais...
Mas seja sincero neste momento, você sabe exatamente onde será o fundo do poço? Você sabe exatamente onde será o ponto de reversão dessa tendência?  Você sabe quanto tempo essa incerteza vai durar nos mercados? Eu não sei por isso sigo essa estratégia meio burra até o mento e "pegar uma faca caindo" e é sempre ruim ver uma ação ou FII caindo mais e mais depois da compra. Mas em 2017 foi do mesmo jeito quando comecei a investir em SAPR4 e já contei neste artigo e mesmo depois dessa derrocada ainda está uns 40% no positivo (por enquanto kk)

Por isso sigo sem alarde comprando aos poucos e não vendi nenhuma Renda Fixa, pelo contrário aproveitei para comprar IPCA+ e ainda espero o longo prazo pra saber se realmente as coisas andam depois de alguns anos..
Era o que gostaria de compartilhar e quem quiser compartilhar suas experiências aqui nos comentários podem ficar a vontade!!

Att. Engenharia dos Investimentos

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Fechamento Outubro/2020 - Patrimônio ( - 0,40 % )

"O Brasil não é para Amadores"

Descontos nas Compras e Aportes Financeiros, saiba por quê você está deixando de enriquecer