Porque sair da Renda Fixa e ir para Renda Variável?

Fala Pessoal!

Primeiramente posso estar correndo o risco de chover no molhado, já que assunto do momento é Renda Variável, é ter todo dinheiro investido na bolsa kkk e por aí vai. No meu caso vou compartilhar um pouco da minha visão de como seria migrar da Renda Fixa para Renda Variável sem tomar grandes sustos ou diminuir o risco de perder dinheiro e sair do caminho dos investimentos e da liberdade financeira.

Como já falei por aqui o meu inicio nos investimentos, foi quando a SELIC estava em 14,25% e o Tesouro IPCA+ girava em torno de 6% o que deixava a maioria dos investidores bem confortáveis com suas aplicações. Basicamente você sempre via seu patrimônio render positivo e rendendo o sonhado 1% ao mês, e para se investir em Renda Variável as corretoras cobravam taxa de custódia o que pesava nos custos de pequenos investidores (que é e era meu caso)

Mas o cenário foi mudando, a Dilma saiu da presidência, assuntos sobre reformas foram acontecendo e a SELIC começou sua queda vertiginosa e aquela rentabilidade já não era mais facilmente alcançada. Quando a SELIC baixou dos 8% a.a. várias ações começaram a ficar interessantes.

As corretoras não estavam mais cobrando taxa de custódia mas apenas as ordens executadas, então eu comecei a pensar na época: "Se hoje eu preciso esperar 1 ano para ter uma rentabilidade de por exemplo 8% MENOS IR e se eu investir naquela ação que eu tanto estudei de um setor perene que vai me pagar 8% ou 9% livres de IR e mais uma coisa, a perspectiva do lucro da empresa crescer é maior do que a SELIC voltar a subir, porquê não começar a investir nas ações?"

Na data que escrevo este post a SELIC está no menor patamar da história brasileira, está em famigerados 4,25% a.a. menos Imposto de Renda. Então a RF hoje está perdendo até para inflação e seu dinheiro vai perder poder de compra se as coisas se mantiverem.

Mas não vim aqui falar que você deve tirar TODO seu investimento em Renda Fixa e ir 100% para Renda Variável. Quero falar  para o investidor que ainda está com medo ou receio de ir para o investimento em ações pensando que vai perder dinheiro e que é muito arriscado etc, que sim, você pode ir migrando para Renda Variável sem tomar grandes sustos. Mas garanto que vai tomar sustos pois Renda variável varia pra baixo também.

Como foi meu inicio em ações?

Comecei por definir quantos % queria ter em RV e quantos % em RF, depois de estudar 1 ano sem colocar dinheiro. Fui aplicando primeiramente em ações de setores perenes, empresas lucrativas e que estavam distribuindo dividendos no mesmos patamares da SELIC ou próximos.
Minha primeiras compras foram SAPR4 e TAEE11, afinal ninguém deixa de pagar água e luz .
Sanepar foi a empresa que mais me ensinou sobre Longo Prazo e paciência conforme a imagem:


Eu comprei depois que ela caiu dos R$ 14,00 e fiquei quase dois anos vendo ela ficar de lado e até cair para os R$ 8,00. Como na imagem mostra depois desse período a ação tinha desvalorizado 6% mas tinha distribuído seus dividendos. Quando eu via a queda eu pensava: "Não vou vender! Porque vou vender se o que eu quero dela são os dividendos? No balanço trimestral o lucro está crescendo, porque vou vender?" E assim sigo com as duas empresas até hoje na minha carteira.

Por isso a humilde sugestão aqui é para você que só ouve falar de bolsa e que a bolsa não para de bater seus recordes é que comece por empresas lucrativas de setores perenes como Saneamento - Energia elétrica - Empresas de saúde - Bancos que são extremamente fortes aqui no Brasil - Seguradoras grandes e por aí vai. Fique pelo menos 1 ano com estes papéis, veja como eles distribuem estes dividendos, faça projeções de quanto pode receber no longo prazo e reinvista os dividendos recebidos para fazer o efeito bola de neve nos seus investimentos e comente aqui embaixo quais estão sendo seus resultados!!

Até a próxima!

Att. Engenharia dos Investimentos

Comentários

  1. O caso de Sanepar é excelente caso de que é preciso muita paciência na bolsa de valores.

    De 2017 a 2019 praticamente todas as ações estavam subindo muito na bolsa de valores, e a Sanepar crescendo o lucro trimestre após trimestre ficou 2 anos de lado.

    Depois quase duplicou de preço em um ano.

    Quem não tivesse paciência, teria vendido e teria perdido uma alta de quase 100%.

    Eu também quando compro uma ação eu seguro ela, se ela mantém os meus critérios e fundamentos que me levaram a comprar, não vendo, independentemente da cotação.

    Abraço e bons investimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é a melhor estratégia Dinheiro Investimento e Lazer!!
      Depois que estudou e escolheu uma determinada empresa é acompanhar os resultados e aproveitar as quedas ou momentos que a ação fica de lado como neste exemplo!
      Obrigado pelo comentário e bons investimentos!

      Excluir
  2. TA ENCHENDO O SACO LER ISSO TODA HORA
    É SÓ ESCOLHER
    -PERDA FIXA
    -PERDA VARIÁVEL

    NAO TEM OUTRA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkk
      Tem perda com Biticoin, com Forex, opções, imóveis, negócio próprio etc...
      Vai de cada pessoa escolher onde se sente confortável para alocar seu dinheiro ao longo do tempo, não existe uma regra escupida na rocha anon.
      Estude e coloque o dinheiro onde achar que é a melhor opção para seu perfil de investidor.
      Sucesso e bons investimentos!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Fechamento Outubro/2020 - Patrimônio ( - 0,40 % )

"O Brasil não é para Amadores"

Renda passiva ou Patrimônio?