Fechamento Julho/2020 - Patrimônio ( + 2,82 % )

Fala pessoal!

Mais um mês corrido aqui na obra e pouco movimentado nos investimentos.
Nessa publicação pretendo ser mais breve e já vou me desculpando pela demora... Mas vamo que vamo!!


CARTEIRA DE AÇÕES

A minha carteira de ações me decepcionou bastante esse mês. Nos messes anteriores eu também fiquem aquém do índice IBOVESPA mas seguia de perto e eu sei que o fato da carteira não ter muita relação com o índice seria razoável, mas ver o principal benchmarking disparar 8% e sua carteira nem míseros 1% é sacanagem!!
Estou ainda 28,52% abaixo das máximas enquanto o índice está apenas 11% abaixo.
Estou ficando para trás nesse retorno da bolsa e preciso ajustar as velas da minha embarcação rumo a IF, e assim rever alguns conceitos meus.
Aqui já vai um pensamento, diminuir meus  investimentos em empresas cíclicas e ter menos empresas dos mesmo setores (exceto elétricas) e focar nas melhores. A busca por rentabilidade e distorções de valor e preço passa por invernos assim e ainda estou em reflexão...
Segue a evolução da Renda Variável:


Vou rever quais ações pretendo segurar por mais tempo e quais já vou colocar uma parte do lucro no bolso.


DIVIDENDOS

Os dividendos de Julho foram bem menores também e assim sem muitas novidades, os FII com seu pinga-pinga mensal são excelentes vale resaltar:

ODPV3 pagou R$ 0,025 de JSCP e R$ 0,0678 de dividendos por ação;
ITSA4 também pagou seus R$ 0,02 por ação de forma recorrente;
GGRC11 que distribui seus R$ 0,64 por cota que ficou um pouco abaixo do mês anterior;
MXRF11 continua com seus R$ 0,07 firmes e fortes mensais;
HFOF11 surpreendeu com R$ 1,08 por cota que foi excelente;
HGRU11 nesse primeiro rendimento que recebi que foi de R$ 0,68 por cota;
XPLG11 distribuiu R$ 0,57 por cota que teve um leve aumento nesta distribuição e ainda R$ 0,09 pela subscrição que exerci;

Como havia mencionado Julho foi bem tranquilo agora Agosto muitas empresas já provisionarão  bons dividendos que falarei no próximo fechamento!!


COMPRAS / VENDAS

Outro aspecto que esse mês foi bem reduzido foram as operações. Eu apliquei a maioria do aporte em Tesouro SELIC para o rebalanceamento e não fiz vendas em Julho então as operações foram:

XPLG11 eu recebi o que subscrevi no mês de Junho a preço de R$ 113,00 que foi muito bom;
HGRU11 Comprei um pouco para o rebalanceamento e dar uma diminuída no preço médio a compra foi a R$ 125,93 
ALZR11 é o novo FII que adicionei a carteira seguindo o rebalanceamento e aproveitei a queda pelo motivo de subscrição (e não acertei o timing visto que caiu mais em Agosto) e a compra foi a R$ 123,16 e R$ 120,80

Realmente foi sem grandes emoções seja nas operações, seja na rentabilidade! :/
Mas vamos ver o que Agosto nos reserva e como foi dar uma modificada na carteira. Segue a composição do portfólio de ações e FII's:



COMPOSIÇÃO GLOBAL DA CARTEIRA

Agora estou mais próximo da porcentagem ideal que defini para essa fase que estou passando e os ajuste estão conseguindo serem feitos através dos aportes.


 

EVOLUÇÃO PATRIMONIAL

Esse mês continuamos nosso caminho ao topo mas com uma ponta de frustração das ações que não renderam praticamente nada, e assim vamos seguindo nossa caminhada firme e forte nesse longo prazo que nos espera, segue a evolução mensal:




O aporte em renda fixa ajudou a elevar a rentabilidade e também os títulos IPCA+ que tiveram uma alta nos preços graças a queda das taxas do Tesouro, ações que ficou praticamente no 0 a 0 representou uma alta bem pequena que foi nem perto do que rendeu o IBOVESPA.
Mas uma coisa me chamou a atenção no podcast do primo rico que teve o Wendell Carvalho como convidado: Quando as coisas não estão em evolução é sinal que precisamos aprender algo novo e assim continuar um caminho de melhoria... Isso vale pra vida, trabalho e investimentos acredito eu... No meu caso penso em uma carteira menos dependente de setores cíclicos e também olhar para empresas um pouco mais arriscadas e colocar nessa pequena parte da carteira. Ainda tem muita coisa a se pensar em estudar mas que farei questão de compartilhar por aqui e por enquanto é isso!!

Att. Engenharia dos Investimentos  


Comentários

  1. É ruim ver a carteira perder para o Ibov, mas tem o lado positivo tb de poder comprar ações mais "baratas" em tese. Por exemplo os bancos que não tem acompanhado a alta rápida do Ibov.
    Bons investimentos!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Garota!! Desculpa a demora por responder mas andei meio sumido daqui!!
    Realmente tenho várias empresas que não acompanham a alta da bolsa mas o foco de muitas não é este, tenho que me policiar e ficar lembrando disso!!
    Obrigado pela visita!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Fechamento Outubro/2020 - Patrimônio ( - 0,40 % )

"O Brasil não é para Amadores"

Descontos nas Compras e Aportes Financeiros, saiba por quê você está deixando de enriquecer