Fechamento Abril/2020 - Patrimônio ( + 7,34% )

Fala Pessoal!

Mais um mês cheio de surpresas pelo mundo e a bolsa brasileira deu uma leve recuperada ou corrigida como preferirem. Mesmo com nossos "queridos" políticos querendo estragar o nosso já tão limitado País, vamos a carteira saber o que se passou em Abril.

CARTEIRA DE AÇÕES

Tivemos um mês digamos mais tranquilo em termos de Circuit Break e menos dias sangrentos na bolsa. O  terrorismo que a mídia colocou sobre o Covid-19 foi aos poucos sendo digerido pelos cidadão e as medidas de isolamento e afastamento social foram seguindo para o tal achatamento da curva de novos casos também, apesar de grande número de mortes que sim, infelizmente é muito triste!
Mais uma vez não bastasse os problemas de saúde e economia o cenário político voltou a aprontar suas façanhas, e o até então Ministro Sergio Moro resolveu sair do cargo com um discurso um tanto perturbador para o mercado e quase tivemos mais um CB em 2020.
No mais a bolsa deu uma leve recuperada e seguimos vivos e em frente na Evolução da carteira de ações como na imagem:




Voltamos para os valores de Novembro/19 na parte de ações o que já traz um certo alívio, e ver mesmo que timidamente a tendência de alta é muito bom!

DIVIDENDOS

Nesse mês de Abril foi um mês muito bom para dividendos, considerando o patrimônio em ações fechei um DY de 0,53%
Outra coisa que fiquei bem satisfeito foi ter recebido os primeiros rendimentos digamos mais gordinhos dos FII, pois no mês passado comprei algumas contas de FII's que já deram seus frutos e é como o pessoal fala, o pinga pinga dos rendimentos é mesmo viciante!

BBSE3 pagou a restituição de capital no valor de R$ 1,35 por ação, o que ajudou muito no mês;
UNIP6 pagou dividendos de R$ 0,43 por ação;
ODPV3 pagou seus R$ 0,026 por ação o que não representa um grande DY mas a periodicidade me agrada;
ITSA4 também com seus R$ 0,02 deu uma moral nesse mês;
MXRF11 pagou R$ 0,08 por ação e também R$ 0,03 por ação da subscrição feita recentemente;
GGRC11 pagou um valor de R$ 0,76 por ação, um leve aumento do mês passado;
XPLG11 me pagou os primeiros rendimento de R$ 0,58 por ação o que achei excelente!

SE EU SOUBESSE que aquele dia 19 de Março seria (até então) o fundo do poço para os FII teria comprado mais cotas e chegado em 5% de FII na parte de Renda Variável, o que é meu objetivo primário para essa categoria.

COMPRAS / VENDAS

Aqui foram feitas menos compras do que no mês passado devido a uma corrigida nos preços e também pelas incertezas do mercado, eu acabei espaçando de novo as compras e não peguei os melhores preços. O que me conforta é saber que nunca vou conseguir achar os melhores pontos, praticamente impossível acertar, ainda mais no curto prazo.
A vantagem de se ter um blog é registar e lembrar de algumas resoluções como fiz de MYPK3 que disse que compraria mais nos R$ 10,00 e vi as ações chegarem nestes valores e não comprei e depois ela foi recuperando e eu precisava rebalancear e fazer um aporte nela e comprei as R$ 13 um dia antes do Sergio Moro sair do cargo o que trouxe ela para os 12 reais e fiquei pensando porque não segui a estratégia quando bateu o preço que eu estipulei, então fica registrado a minha sardinhagem do mês kk PS: sei que virão muitas!!

ITSA4 aproveitei que o preço não saia muito do lugar e comprei a R$ 8,08 e R$ 8,39;
JBSS3 para dar uma rebalanceada na carteira comprei um pouco a R$ 20,55;
ODPV3 tinha vendido uma parte e aproveitei a queda para refazer uma compra a R$ 13,45 (queria ter comprado mais dela)
WIZS3 também tinha vendido uma parte e comprei novamente a R$ 8,86;
GGRC11 comprei mais um pouco para deixar os FII um pouco equilibrado e este foi o último a voltar nos preços anteriores e a compra foi a R$ 121,75
MXRF11 foi no mesmo sentido e comprei algumas cotas a R$ 10,07
MYPK3 foi meu puxão de orelha do mês e comprei a R$ 13,07
BBSE3 aproveitei também que não andou muito e comprei a R$ 24,75

E lembrando que isto não representa nenhuma recomenda de compra ou venda, apenas compartilho quais compras fiz no mês.

A dúvida que está me batendo agora é se diversifico ainda mais a minha carteira, se coloco mais alguns ativos que estão com os preços ainda baixos. Tendo a gostar de BBAS3 - ENBR3 - TRPL4 - PFRM3 - POSI3 - POMO4 e HFOF11
Estão são para o cenário atual, caso a bolsa entrasse em outra espiral de queda como em Março eu iria entrar de cabeça em B3SA3 - WEGE3 e talvez um pouco de LREN3 ou MGLU3
Não compraria todos é claro mas estou considerando colocar talvez uns 2, quem sabe 3.

Segue a composição atual da carteira de ações/FII e suas porcentagens:



COMPOSIÇÃO GLOBAL DA CARTEIRA

Eu acabei fazendo a modificação na composição global da carteira e decidi não colocar a reserva de emergência separado da RF. Então por enquanto a carteira terá só as duas categorias Renda Fixa e Renda Variável.  Quem sabe quando eu estiver investindo lá fora eu coloque tipo o Primo Rico = Stock/Ações/FII/Renda Fixa. Não sei, é uma possibilidade.


O aporte do mês foi basicamente em ações para manter a alocação em 70/30 e uma sobra eu coloquei na RF pra reforçar a reserva de emergência.

EVOLUÇÃO PATRIMONIAL

Um fechamento que a finasfera ficou no positivo, em grande parte por causa de Março que caiu muito, agora o patrimônio está recuperando e chegando perto do patamar de Fevereiro/20 e a caminhada de Independência Financeira segue!



Agora é ver o que Maio nos traz de surpresa! Não é mesmo?

Uma dúvida rápida, vocês querem que eu coloque uma categoria Vida Pessoal também? Para contar o que se passa por aqui no interior de Minas Gerais? Comenta aqui se sim.

Att. Engenharia dos Investimentos

Comentários

  1. De que adianta tudo isso? Pra que?
    Eu já desisti do meu curso MBA e estou me preparando para o pior, perder a vida pela Covid. Aqui em Manaus é bem provável. E mesmo se escapar emprego já era.
    Conheço muitos amigos que também estão desistindo de tudo e esperando pelo fato inevitável. Nao vale a pena viver num mundo destes nem lutar para jamais conseguir progredir, já deu pra mim. Abraço pra quem ficar na luta pela FIRE e nos vemos lá em cima.
    -Leandro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Leandro!

      Entendo que as coisas estão difíceis e ver pessoas ao seu redor morrendo por causa do vírus e algo duro, mas desistir não irá te ajudar em nada!
      Tire forças de onde não tem e vença o medo do futuro! Adiar planos como o do MBA é algo que faz sentido nesse momento, mas jogar a toalha não.
      Se não quiser fazer parte da caminhada FIRE adicione na sua vida coisas que agregam como seguir um orçamento menor que os ganhos e ter reservas para emergências e caso as coisas voltem a normalidade e você se sinta confortável para investir novamente.
      Mas não desista da vida!

      Excluir
  2. Olá, EI.

    A bolsa deu uma recuperada, mas é mais especulações. Nesse momento é aproveitar e comprar boas empresas que estão baratas.
    Tomara que a quarentena acabe logo, pois as coisas estão começando a ficar péssimas.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Cowboy!
      O pessoal está falando que é um bull trap, mas com certeza estamos precisando que as coisas voltem a normalidade.
      Abraços!

      Excluir
  3. Caramba, Eng. Sua carteira é bastante diversificada!

    TCSA3 é visando especulação? kkkk

    Vi que você tem SAPR3 e SAPR4, já pensou em vender a mais cara e alocar na mais barata? Ao longo do tempo você pode fazer o processo de inversão, ou seja, vendendo quando o preço subir e comprar a mais barata, assim seu número de ações aumenta sem você colocar dinheiro novo.

    TIET3, pensa em manter em carteira mesmo se ocorrer a fusão com a Eneva?

    Você citou a TRPL4 e ENBR3, prefiro a TRPL4 mesmo você já tendo a Taesa.

    Senti falta dos valores da Renda Passiva, a métrica que mais considero hehe.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Colheita!!
      Depois que eu tomei um prejú em MPLU3 eu decidi ter uma carteira mais diversificada.
      Uma pequena parte da carteira eu busco valorização sim e TCSA é uma delas kkkk
      SAPR eu busco exatamente essa diferença que as duas tem ao longo do tempo até escrevi esse artigo que cito elas:

      https://engenhariadosinvestimentos.blogspot.com/2020/01/preco-importa-existem-distorcoes-no.html

      Estou considerando sim colocar TRPL4 na carteira gosto muito do setor kk
      Na questão da renda passiva e patrimônio ainda não decidi abrir valores apenas vou colocando em percentual DY e quais empresas pagaram no final do ano coloco como foi ao longo todo período.

      Abraço!

      Excluir
  4. Estou com poucas palavras para o lucro incrível que você me ajudou a ganhar em apenas uma semana com a estratégia de opções binárias, desculpe-me por duvidar no início, investi US $ 200 e ganhei US $ 2.500 em apenas uma semana, e continuei investindo mais, hoje estou financeiramente bem sucedido, você pode contatá-lo via e-mail: carlose78910@gmail.com
    Via whatsapp: (12166263236)
    Aconselho que você não hesite. Ele e ótimo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Fechamento Outubro/2020 - Patrimônio ( - 0,40 % )

"O Brasil não é para Amadores"

Renda passiva ou Patrimônio?