5 Passos para Alcançar a Independência Financeira Mesmo Sendo Funcionário

Fala pessoal!

No post de hoje vamos abordar o trajeto da caminhada rumo a tão sonhada independência financeira, de uma visão diríamos mais comum, ou seja o cidadão que está inserido em uma família onde os pais são empregados normais e os filhos ingressam no mercado de trabalho como empregados, que é o que acontece em 90% das famílias e que gosto de chamar "Os Degraus da Independência Financeira"
O intuito é passar a visão de que é possível se tornar um investidor bem sucedido mesmo trabalhando como empregado, e subindo degrau por degrau mesmo que neste inicio você ganhe pouco.
Aí vai um provérbio chinês para reflexão...



Depois desta introdução vamos começar a subir os degraus!!

1° Degrau) Sair das dividas - Este é o primeiro pois grande parte da população se encontra em meio a várias dívidas grandes ou pequenas, meu conselho é: Elimine todas as dívidas, ou fique apenas com as que tem juros baixos como algum financiamento de imóvel, no mais renegocie e peça descontos para quita-las provavelmente irá conseguir.

2° Degrau) Começar a poupar - Comece a guardar algum dinheiro,  nesse degrau não se preocupe onde vai guardar e onde vai investir, apenas comece a separar o dinheiro que não irá gastar. A dica de ouro que levo do livro Pai Rico Pai Pobre é SE PAGUE PRIMEIRO!! O conceito é simples, quando seu salário cair já reserve esse dinheiro como se fosse mais uma conta como água, luz, telefone etc,  colocando esse passo em prática você já estará na frente de 95% da população que não guarda nenhum dinheiro.
OBS.: Aqui vale lembrar de antes de tudo é primordial montar um bom planejamento financeiro e colocar tudo no papel ou Excel, todo dinheiro que entra e todos os gastos e dívidas que você tem, elimine o que não for necessário e nesse orçamento já estipule o quanto irá guardar todos os meses.

3° Degrau) Criar o habito de poupar todos os meses - Todo hábito quando no inicio é complicado, é doloroso mas depois se torna automático como os aportes da História do Investidos Arnaldo. Aqui vamos falar que esse dinheiro que você aprendeu a guardar já é quase que sagrado e não irá se passar um mês se aportar, a não ser em alguma emergência, mas fora isso todo mês irá pigar uma grana nos seus investimentos.

4° Degrau) Buscar ganhar mais - Até o 3° degraus você estará feliz, o dinheiro está crescendo e rendendo e o conhecimento adquirido nos investimentos estará rendendo frutos. Agora é onde você dará um diferencial nos seus aportes, você irá se capacitar para poder ganhar mais ou vai gerar uma renda extra. Você vai querer se especializar fazendo um curso técnico ou superior, fazer uma renda extra como vendedor, barman etc, o importante aqui é gerar uma segunda fonte de receita ou então se capacitar para se tornar um funcionário melhor e mais bem pago, aí vai da aptidão de cada um. O dinheiro em educação sempre rende bons resultados, então veja os cursos capacitadores também como investimentos no sentido real da palavra você vai investir em algo que vai poder melhorar seu salário.

5° Degrau) Manter o custo de vida e aportar mais - Aqui vai uma dica importante pois geralmente quando ganhamos um aumento de salário ou algum bônus já vem a cabeça uma viagem ou a troca do carro, novos eletrônicos etc, coisas para gastar dinheiro não faltam e subimos nosso padrão de vida no mesmo nível do novo aumento salarial.  Se você já está acostumado com o atual estilo de vida e está satisfeito, o novo aumento pode ir para os aportes e encurtar a caminhada da IF, caso você se sinta privado de alguma coisa aumente seu estilo de vida mas ainda assim abaixo do novo patamar, isso vai trazer muita paz e senso de realização quando ver o patrimônio crescer mais acelerado.

Deixo bem claro que está é a minha visão sobre como uma pessoa que não tem aptidão para o empreendedorismo ou simplesmente não se sente confortável em abrir o negócio próprio pode também chegar a um alto patrimônio e renda, pode ser uma caminhada um pouco mais longa mas o resultado é perfeitamente alcançável!
Comente aqui embaixo o que achou deste post e qual sua visão e estratégia para a caminhada rumo a Independência Financeira.
Até a próxima!

Att. Engenharia dos Investimentos

Comentários

  1. Muito bom.
    PS: Pague e não page.

    ResponderExcluir
  2. Interessante, estou no degrau 3 e tentando manter o degrau 5 ao mesmo tempo. Nao é facil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente não é fácil anon, mas a chegada será recompensadora!!

      Excluir
  3. Excelentes dicas. Gostei do 4° degrau. Aqui vai um testemunho: Ganhava 3k e depois de realizar uma pós de 2 anos que custava 25% da minha renda, passei a ganhar 8,5k. Melhor investimento se capacitar. Se puder, coloque mais testemunhos e as suas experiências nesta jornada. Abs!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente saber disso anon!! Parabéns mesmo!! Pode deixar que vou compartilhar mais experiências sim!! Vá divulgando o blog para amigos para alcançarmos mais pessoas!! TMJ

      Excluir
  4. ótimo post
    tenho um parecido: https://scantsa.blogspot.com/2019/10/7-passos-para-if.html

    abs!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Fechamento Outubro/2020 - Patrimônio ( - 0,40 % )

"O Brasil não é para Amadores"

Descontos nas Compras e Aportes Financeiros, saiba por quê você está deixando de enriquecer