Carteira Ideal e sua Alocação de Ativos

Fala Pessoal!

Mais um mês em que o preço das ações está ladeira abaixo e ainda sem previsão de reversão. No dia 09/03/20 a bolsa brasileira acionou o Circuit Breaker depois de uma queda de 10% no índice. Quando isso acontece fecha-se as negociações durante 30 minutos e depois retorna, e neste dia a bolsa fechou em uma queda de 12,17%.
Algumas pessoas se sentiram muito mal por ver seu patrimônio cair, outras comemoraram as quedas para comprar mais e algumas não fizeram nada, apenas observaram de longe.
No momento  que eu escrevo este artigo a bolsa vem se recuperando e fechou em alta de 7,14%, mas ninguém sabe por quanto tempo essa guerra comercial e esse pessimismo vai durar nas economias globais. Ninguém sabe onde é o fundo do posso e o momento certo da reversão.

O que você vem sentindo esses dias/meses de queda?
Como está seu sono sabendo que a cada dia que passa seu patrimônio está ficando menor? E sem perspectiva para retornar.

Seria muito fácil hoje olhar pra traz e ter vendido lá em Dezembro de 2019 onde estávamos nas máximas para irmos as compras nesses dias, ou esperar mais o fundo do poço (onde só saberemos depois que tudo passar) para termos o maior retorno possível. Isso infelizmente está fora do nosso alcance. Mas existe algo simples mas não fácil a se fazer em todos os momentos.

REBALANCEAMENTO DA CARTEIRA

Como bem explicado no Livro do Rafael Joia Tripé da independência financeira você precisa definir estratégia para seus investimentos e estabelecer limites para sua alocação de ativos, é isto que vai fazer com que você fique fique vivo no longo prazo e aproveitar as oportunidades de cada tempo.

Supondo que você tenha 3 classes de ativos = Renda Fixa + Ações + Fundos Imobiliários e decida alocar da seguinte forma:


E estabeleça a seguinte regra: Se alguma classe de ativo superar em 10% sua alocação ideal você irá rebalancear, seja através do aporte ou em casos de um grande patrimônio, através da venda desse excedente.
No exemplo citado as Ações tivessem uma queda e fiquem desproporcionais como na imagem:



Seria a hora de focar no aporte em ações e caso necessário vender alguma parte da classe de ativo que estiver maior. Lembrando que VOCÊ SERÁ O RESPONSÁVEL POR DEFINIR ESTES PERCENTUAIS SEGUNDO SEU PERFIL DE RISCO!!

Aí Tecnicamente você colocaria suas emoções em segundo plano na tomada de decisão. Por isso disse no começo que é algo simples mais não é fácil.

Este que vos escreve cometeu o erro no final do ano, pois tenho definido na minha carteira a seguinte alocação 70% Ações e 30% Renda Fixa, e em Dezembro minha carteira chegou a estar 75% Ações e 25% Renda Fixa e ainda eufórico estava pensando que a bolsa poderia render mais e criar uma diferença maior para aí sim eu vender elas "no topo" (pensamento bem inocente) e de Janeiro em diante a carteira está devolvendo toda rentabilidade.
Estava fazendo aportes na grande maioria em RF e comprando ainda algumas ações mas olhando no retrovisor e ideal seria ter vendido e feito a realocação para aproveitar o momento da alta e estar melhor preparado para a queda, mas a lição foi aprendida na prática, vi a oportunidade passar e agora serei menos emocional quando estiver tudo a mil maravilhas e estiver "ouvindo o som dos violinos"
Aos colegas que me disseram que estou pouco diversificado em classes de ativos eu concordo, se os preços continuarem a cair e em especial os FII vou querer sim colocar essa classe na carteira com um peso maior.
Na parte internacional, para mim ainda não faz sentido primeiro por causa do tamanho dos aportes e do patrimônio pois acredito como escrito neste post clique aqui que diminuir os custos é algo que faz a diferença para o pequeno investidor no longo prazo. E o dólar nas máximas não parece ser prudente, ainda mais pra mim que não tenho intenção de sair do Brasil, mas sigo monitorando também.


Enfim, quais atitudes vocês estão tomando com relação aos investimentos?
Tem estratégias bem definidas para sua carteira de investimentos? Vamos trocar informações aqui nos comentários.

Att. Engenharia dos Investimentos

Comentários

  1. Recomecei a investir em ações agora em 2019, após os 100 mil pontos. E parece que estou revivendo o tempo em que parei de investir em ações. Em 2007 comecei a investir através de fundos de ações e só subia. Empolgado aportava todos os meses, até que a crise veio em 2008 e resgatei só quando recuperei em 2010 para colocar tudo em renda fixa.
    Em julho de 2019, após os 100 mil pontos, mais uma vez empolgado, comecei a migrar 2% do patrimonio ao mês para as ações e alguns FIAs. No dia do circuit break fiz meu primeiro aporte depois do follow on da Petrobrás (que burro... da 0 pra ele...kkkk). Num só dia investi 1% do patrimonio liquido em ações na bolsa para tentar diminuir o preço médio. Dessa vez a mentalidade é diferente da de 2008, para manter a calma repito para mim mesmo o tempo todo "estou comprando dividend yeld acima da Selic..., estou comprando dividend yeld acima da Selic...", repito sempre para manter o foco. Atualmente 10% do patrimonio está em bolsa (75% desses 10% são blue chips), 13% em FIAs, 17% em multimercados, mas ainda mantenho 60% naquela boa e velha LCA/LCI de bancão. E vai ficar assim: 40% é o máximo que vou me permitir me expor.
    Definitivamente nosso controle emocional, ou a falta dele, pode ser nosso maior aliado ou nosso maior inimigo. Só depende de nós mesmos.

    ResponderExcluir
  2. Que historia Anon!!
    Esses momentos testam nossas emoções de ambição e ganancia, fazendo a gente pensar que irá subir pra sempre sem queda, que bom que está com outro pensamento e está mais calejado.
    O que você repete sempre foi o que eu também fiz para segurar SAPR4 em 2017/2018 que ela fico praticamente de lado, eu também ficava martelando "estou nela para receber dividendos, os lucros estão crescentes, não posso vender"
    Vamos seguir essa jornada com mais calma e estratégias pré definidas para não perdermos a cabeça!
    Abraço e sucesso!

    ResponderExcluir
  3. Fala, Engenharia! Como vai?
    Sempre bom lembrar esse conceito! Também tenho utilizado esse método e é o que mais gostei desde então. Ajuda muito na hora de operar na racionalidade, principalmente nesse período do mercado.
    Sem falar que a estratégia está me ajudando a decidir e aumentar a posição dos meus ativos de renda variável com essa queda de preços.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala RAI! Por aqui está indo tudo bem e por aí?
      Ter uma parte em RF e principalmente pós fixada traz mais tranquilidade de saber que podemos aproveitar as quedas. Já li em vários grupos que o pessoal torrou toda grana nas quedas e já está zerado.
      Se seguir esse conceito de rebalanceamento nunca irá ficar sem grana na RF.
      Vamos ver os fechamentos mensais daqui pra frente!!
      Abraço e bons investimentos!

      Excluir
  4. Estou com poucas palavras para o lucro incrível que você me ajudou a ganhar em apenas uma semana com a estratégia de opções binárias, desculpe-me por duvidar no início, investi US $ 200 e ganhei US $ 2.500 em apenas uma semana, e continuei investindo mais, hoje estou financeiramente bem sucedido, você pode contatá-lo via e-mail: carlose78910@gmail.com
    Via whatsapp: (12166263236)
    Aconselho que você não hesite. Ele e ótimo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Fechamento Outubro/2020 - Patrimônio ( - 0,40 % )

"O Brasil não é para Amadores"

Descontos nas Compras e Aportes Financeiros, saiba por quê você está deixando de enriquecer