Renda passiva ou Patrimônio?

Fala pessoal!

Uma das coisas que está passando pela minha cabeça ultimamente mas que venho acompanhando é relação entre o crescimento do patrimônio e o crescimento da renda passiva (vindo desse patrimônio)
"Óbvio!"

Os fechamento mensais são importantes para sabermos que direção nossos investimentos estão tomando, se estamos no caminho certo e evoluindo rumo a Independência Financeira e Aposentadoria Antecipada. E dependendo da estratégia adotada de como vamos viver desse patrimônio. É valido acompanhar algumas métricas.

Para os investidores que desejam adotar a regra dos 4% na fase FIRE o acompanhamento da rentabilidade do patrimônio é bastante importante. Ter empresas de grande crescimento e poucas empresas que pagam dividendos na carteira é condizente com com está estratégia.
O blog do Aposente aos 40  tem excelentes artigos sobre o assunto você pode conferir por lá, e por enquanto não penso em usufruir assim dos ativos.

Para quem deseja viver de Dividendos, JSCP, bonificações, rendimentos em geral como o SrIF365 e outros da Finasfera, é muito importante acompanhar o crescimento da renda passiva e se as empresas e FII continuam saudáveis e lucrativos.
Uma carteira bem balanceada terá empresas de crescimento, empresas já consolidadas que são boas pagadoras de dividendos, bons Fundos de Investimento Imobiliário, REITs etc.

Em momento de queda como nesses dias (por mais que agora está voltando aos poucos) é desconfortável ver que "voltamos alguns passos" na caminhada da IF olhando apenas o valor patrimonial e uma visão mais otimista seria olhar para a quantidade de papeis que temos em carteira. Ver o quanto nossa carteira cresceu dentro dos próprios ativos, por exemplo:

José tinha 100 ações de BBSE3 que viu o preço sair dos R$ 38,00 em Janeiro para a faixa de R$ 25,00 em Março e Abril. Uma queda de aproximadamente 35% e resolveu comprar mais 30 ações durante essa queda.

Neste exemplo ele abaixaria um pouco seu PM, mas como as ações continuam nesse patamar ele não veria muita vantagem, agora se for observar que ele saiu de 100 ações para 130 ações de BBSE3 foi um salto de 30% nesse papel.

Sabemos que os efeitos do afastamento social, empresas paradas, comercio fechado entre outras coisas irá impactar no lucro das empresas e consequentemente os dividendos, entretanto convido a fazer um exercício e pegar uma média dos dividendos e multiplicar pelo número de ações que você tem em carteira e assim já ter uma certa noção do que pode vir de rendimentos no próximo voo de galinha do nosso país kk

O que acham deste exercício? Quem estiver com tempo de sobra será uma boa.

Att. Engenharia dos Investimentos

Comentários

  1. Obrigado pela referência mas é importante ressaltar, mais uma vez, que regra dos 4% e renda passiva não são mutualmente exclusivos, apesar de muitos insistirem nisso.
    Leiam aqui para entender melhor:
    https://www.aposenteaos40.org/2019/11/sacando-os-4-porcento-tsr.html

    ResponderExcluir
  2. Muito legal a postagem! Acaba tendo duas abordagens para este tema.

    Eu sigo mais a formula da renda passiva vinda dos dividendos das ações.

    Abraço e bons investimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado D.I.L. eu também acho uma boa forma, lembrando que é importante ir reaplicando parte destes rendimentos também para vencer a inflação etc

      Abraços e bons investimentos!

      Excluir
  3. Olá Engenharia!

    Acabei de descobrir o seu blog, parabéns pelo conteúdo!

    Eu particularmente prefiro a renda passiva do que patrimônio (nunca havia chamado a TSR desta forma hehe), e por isso meus investimentos são focados em ativos de renda como FIIs e bancos.

    Pra mim a verdadeira riqueza está em você conseguir produzir um fluxo de caixa previsível e constante passivamente, e os FIIs (até o COVID chegar, talvez) eram os que mais traziam esta realidade. Como o Grant Cardone fala: "Cash is useless; cash flow is King!"

    Acho que por conta deste mindset estou até agora feliz com a performance da bolsa, pois considero ter entrado um pouco tarde, e o COVID me deu uma colher de chá pra entrar junto com todo mundo lá atrás. Mês que vem é aportar mais!

    Eu tenho um blog de finanças pessoais também. Quando der, passa lá!

    Abraços e seguimos em frente!

    Pinguim Investidor
    https://pinguiminvestidor.com

    ResponderExcluir
  4. Fala Pinguim!!
    Excelente colocação a sua. Também penso assim sobre viver dos rendimentos!
    Como ainda estou no inicio da caminhada e fase de acumulação decidi por ter maior quantidade em ações devido ao maior crescimento das empresas e seus lucros no longo prazo, mas estou adicionando FII na minha carteira também como diversificação e ter uma renda mais constante também!

    Será um prazer passar no seu blog e vamos agregando cada vez mais!!

    Abraços e seguimos firmes!!

    ResponderExcluir
  5. Fala Engenharia, também sou Engenheiro e só agora descobri seu Blog hehe, vou te adicionar ao meu Blogroll.

    Quanto ao post, excelente. Minha visão de investimento é focado na renda passiva, então essas quedas no mercado são importantes pois conseguimos comprar mais ações com o mesmo aporte e isso é excelente, pois no longo prazo sua renda passiva aumenta progressivamente.

    Abraço e vamo que vamo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala CD!
      Obrigado pelo elogio!! Já gostei no nome do seu blog kkk também vou adicionar no meu Blogroll.
      Bom ver que temos Engenheiros na Finasferas!!
      Abraços e vamo que vamo!!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Fechamento Outubro/2020 - Patrimônio ( - 0,40 % )

"O Brasil não é para Amadores"